10 de fev. de 2010

Meio ambiente

Tripoli quer garantir a preservação das cachoeiras na bacia do Rio do Peixe

O deputado Ricardo Tripoli (SP) participou no último sábado (6) de manifestação em apoio ao movimento "Cachoeiras Vivas", que luta contra a instalação de quatro miniusinas hidrelétricas em cachoeiras do município de Socorro (SP).

Risco de degradação - Cerca de 500 pessoas participaram da passeata, que foi acompanhada de trio elétrico, banda municipal e ainda percorreu as principais ruas da cidade. Durante o evento, Tripoli alertou que a instalação das Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) pode transformar trechos das corredeiras em rios de pedra, gerando desastrosos impactos ambientais e econômicos na região.

A implantação das CGHs demandaria a construção de barragens que varreriam do mapa inúmeras cachoeiras. Com isso, além da inevitável degradação ambiental, as usinas afetariam drasticamente as atividades turísticas dos municípios, especialmente as relacionadas à água, como rafting e canoagem.

Na avaliação de Tripoli, não há como tolerar iniciativas que degradem o meio ambiente e ameacem o desenvolvimento do ecoturismo local. "São vários os equívocos, sobretudo porque no município não há déficit de energia", argumenta, ao lembrar que a previsão de produção energética prevista é irrisória.

Também participaram do evento ONGs, ambientalistas, autoridades, clubes de serviços, empresários do turismo, representantes do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), além de moradores e estudantes.

Desde agosto do ano passado Tripoli luta para evitar que empresas sediadas no estado de Goiás implantem 4 miniusinas hidrelétricas na bacia do rio do Peixe, localizada no sul de Minas Gerais e no leste Paulista, para gerar no total 4 MWh de energia, ou seja no máximo 1 MWh cada uma.

Preocupado com possíveis danos ambientais, o parlamentar foi o autor de requerimento que permitiu a realização de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento da Câmara. Na ocasião, autoridades, empresários e ambientalistas estiveram em Brasília para defender as cachoeiras de Socorro.

E no intuito de resolver o problema de maneira definitiva, Tripoli apresentou o Projeto de Lei 6311/2009, que proíbe a construção de usinas hidrelétricas em estâncias hidrominerais, climáticas e turísticas. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Turismo e Desporto; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre o Cachoeiras Vivas AQUI:

(Da assessoria do deputado)

Nenhum comentário: