31 de ago. de 2009

É preciso avançar

Rogério Marinho defende fortalecimento da educação no país

O deputado Rogério Marinho (RN) cobrou nesta segunda-feira, em discurso, mais educação para o povo brasileiro como forma de fortalecer a democracia e as práticas cidadãs no país. Segundo o tucano, o Brasil fez nos últimos 40 anos uma revolução na expansão de matrículas e praticamente universalizou o acesso à escola para crianças de 7 a 14 anos. Mas, para ele, é preciso avançar ainda mais na formação de jovens.

Qualidade – “Uma nação cresce de forma robusta quando investe mais e adequadamente na formação de suas crianças e jovens e no aproveitamento da criatividade e inteligência das pessoas”, ressaltou. O tucano lembrou que é fundamental oferecer uma educação pública de qualidade para as famílias mais pobres do país, elevar a escolaridade, além de garantir o desenvolvimento de habilidades necessárias ao futuro em termos sociais e econômicos.

O deputado é relator de uma PEC que propõe a extinção gradual da Desvinculação das Receitas da União (DRU), garantindo um reforço no orçamento da educação. Se aprovada, a PEC reservará R$ 23 bilhões até 2011, ao reduzir a incidência da DRU até a sua completa extinção em três anos. Ela seria reduzida em 12,5% no exercício de 2009, 5% em 2010 e zero no ano de 2011.

Para Marinho, os recursos oriundos da extinção DRU devem ser concentrados na educação básica, com ênfase na educação infantil, nas primeiras séries do ensino fundamental e na diversificação do ensino médio. (Reportagem: Letícia Bogea/ Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: