31 de ago. de 2009

Só 3,7% da meta

Deputados: governo é incompetente para tocar programa habitacional

Os deputados Luiz Carlos Hauly (PR) e Nilson Pinto (PA) lamentaram nesta segunda-feira a baixa execução das obras do governo federal no “Minha Casa, Minha Vida” (MCMV). Cinco meses após lançar o programa com pompa e circunstância, a gestão Lula só conseguiu iniciar a construção de 36,6 mil casas - 3,7% do total de 1 milhão de imóveis prometidos pelo petista.

Vender ilusões - Na avaliação do tucano pelo Pará, o governo continua vendendo ilusões e utilizando a força da propaganda para iludir a população. “Se compararmos aquilo feito com o que aparece na TV, percebemos que a publicidade do Planalto é absolutamente enganosa”, criticou. “Este é um governo que infelizmente não realiza o prometido”, completou Nilson Pinto, para quem a gestão petista pratica um verdadeiro estelionato.

Ainda de acordo com o parlamentar, a única preocupação do governo é a eleitoral, até porque o MCMV é visto como uma das principais bandeiras do Planalto e do PT para a sucessão de Lula em 2010. Nilson Pinto lembrou ainda que os principais programas estão vinculados à ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), a pré-candidata petista. “Ela tem se notabilizado pelo volume de mentiras que tem propagandeado tanto em relação a seu currículo como em relação a ações pessoais e, principalmente, ao governo da qual ela faz parte. As ações da ministra constituem uma fraude”, reprovou.

Hauly, por sua vez, comparou o MCMV com o programa do ex-presidente Fernando Collor, que também prometeu construir milhares de casas, mas não conseguiu tirá-las do papel. “O governo não cumpre o prometido. A capacidade de execução de obras do governo Lula é baixíssima. É uma gestão que gasta muito e investe pouco na infraestrutura do país, na habitação e no saneamento básico das cidades”, lamentou.

A maior dificuldade para tirar a iniciativa do papel tem sido construir unidades para a população mais pobre, alvo de 40% do programa. Essas casas atenderão as famílias que ganham até R$ 1.395,00 com subsídios do Tesouro Nacional. De acordo com reportagem da "Folha de S. Paulo", ainda não houve nenhum centavo de desembolso do Orçamento para construção de imóveis bancados totalmente pelo governo. (Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Ag. Câmara e Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: