30 de set. de 2009

Aprovado por unanimidade

Renato Amary defende aumento no quadro de funcionários da Marinha

O deputado Renato Amary (SP) defendeu nesta quarta-feira, durante reunião da Comissão de Relações Exteriores, a ampliação do quadro de funcionários da Marinha. Projeto com essa finalidade foi aprovado hoje por unanimidade no colegiado e segue agora para avaliação das comissões de Finanças e Tributação e Constituição e Justiça. De acordo com Amary, as vagas serão preenchidas de maneira gradual, o que demandará 20 anos para totalizar os 36% de acréscimo ao efetivo atual.

Oferecer melhores condições - Na avaliação do deputado, esse é um projeto de grande importância porque dá condição à Marinha de planejar melhor e de ampliar sua atuação no território nacional e na fiscalização e proteção dos recursos hídricos do Brasil. Segundo o tucano, a proposição prevê o aumento do limite da força de trabalho de 59 mil para 80,5 mil.

De acordo com o tucano, a comissão já discutiu bastante a importância das atividades desenvolvidas pelas Forças Armadas e a necessidade de ampliar o efetivo da Marinha. “Para dar continuidade ao seu aparelhamento, fator de incentivo da atividade econômica nacional, é necessário o incremento do pessoal”, ressaltou. Amary foi o relator substituto do projeto na comissão na ausência do deputado Cláudio Cajado (DEM-BA). Segundo informou, o último incremento de pessoal foi em 1974.

O parlamentar lembrou ainda que a Marinha e as demais forças têm forte atuação em serviços sociais no Brasil ao participar de ações como campanhas de vacinação e apoio às atividades da Polícia Federal no combate ao narcotráfico, entre outros projetos de importância no país. “Portanto, a atualização desse efetivo é necessário e urgente por causa das crescentes demandas do país, que cada vez mais apresenta uma posição de destaque no cenário mundial”, reiterou.(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Eduardo Lacerda)

Um comentário:

Ricardo Captzan disse...

Muito boa iniciativa uma vez que o país tem cerca de 8.500 Km de costa, além de vastos sistemas fluviais.
Agora com o aumento do potencial de óleo & gás no mar territorial nacional o aumento de efetivos deveria ser mais rápido, porém há que formar-se tal contingente.