30 de set. de 2009

Compromisso assumido

Candidatos terão que registrar propostas de campanha

As novas regras eleitorais publicadas nesta quarta-feira no Diário Oficial da União incorporam emenda do deputado Otavio Leite (RJ) que obriga os candidatos a prefeito, governador e Presidente da República a registrarem suas propostas na Justiça Eleitoral. A intenção do tucano é exigir mais coerência entre as promessas de campanha e as realizações no exercício do mandato.

Antídoto contra a demagogia - “Esta regra é um antídoto contra a demagogia. A partir da próxima eleição, os candidatos terão que registrar suas plataformas de governo e, desta maneira, deverão trabalhar os seus discursos com mais responsabilidade", assinalou o parlamentar, que é líder da Minoria no Congresso Nacional.

Ainda segundo o parlamentar, a sua proposta tem forte caráter pedagógico aos candidatos e mudará a cultura de formulação de plataformas eleitorais. Isso porque, uma vez no exercício do mandato, os eleitores poderão conferir se há contradição entre discurso e prática. "Hoje é comum vermos disparidades absurdas entre o que é apresentado nas campanhas e o que é feito no exercício do mandato. Muitas vezes o eleito até faz o contrário daquilo expresso em sua plataforma de candidato", explicou Otavio Leite. Segundo o tucano, sua proposta abre espaço para o questionamento do mandato do político que comprovadamente descumpre as suas promessas. (Da redação com assessoria do deputado/Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: