30 de set. de 2009

Seminário na Câmara

Governo promete muito e faz pouco no setor ferroviário, diz Macris

Muita proposta e pouca ação. Foi dessa forma que o deputado Vanderlei Macris (SP) definiu a postura do governo federal em relação ao transporte ferroviário no país. O tucano participou nesta quarta-feira do seminário “A Realidade do Transporte Ferroviário de Carga, Trem Turístico e Trem de Alta Velocidade”, realizado pela Comissão de Viação e Transporte da Câmara. Segundo o parlamentar, durante o evento até ficou expressa a existência de projetos do governo para melhorar o setor. No entanto, na prática os investimentos não ocorrem e tudo continua parado.


Projetos parados - Dos 28.831 km da malha ferroviária brasileira, apenas 10.930 km são explorados, principalmente na região Sudeste. Para Macris, a escassez de investimentos em uma área com a importância do transporte ferroviário atrapalha o crescimento do país. “Não nego que o governo Lula tem projetos bons nessa área. O problema é que os oito anos de governo estão se esgotando e até agora ficou somente na apresentação de projetos. O país poderia estar se preparando para crescer mais", reprovou o tucano. O parlamentar alertou que se o PIB crescesse a um ritmo mais acelerado, não haveria condições adequadas de infraestrutura para suportar essa expansão, já que não há projetos aliados a ações concretas.

Ainda de acordo com Macris, falta boa vontade do governo para tirar as propostas do papel e colocá-las em prática. “O setor ferroviário precisa de grandes investimentos. O que vimos aqui hoje foi só a apresentação de propostas. O próprio PAC, que era a grande alternativa para desenvolver a infraestrutura do país, está empacado para todos os lados”, lamentou.

O Trem de Alta Velocidade (TAV), segundo Macris, é outro projeto muito falado, mas que também não passa disso. O tucano afirmou que só para a apresentação de um estudo sobre o TAV já há um atraso de mais de um ano. “Começo a duvidar que esse projeto saia. Temo que essa seja apenas mais uma daquelas peripécias midiáticas que o governo já está acostumado a lançar”, criticou Macris.

Durante o seminário, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot, fez um apelo aos deputados para que incluam no Plano Plurianual (PPA) a previsão de recursos para alavancar o setor. Já o diretor geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, explicou que a agência estuda um novo marco regulatório para o setor com o objetivo de criar um ambiente competitivo para as ferrovias e promover a exploração efetiva e adequada da malha. (Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: