30 de set. de 2009

Educação

Marisa alerta para aumento do analfabetismo e critica ineficácia do governo


“Apesar das promessas feitas pelo presidente Lula desde 2002, o analfabetismo não foi combatido no Brasil". Foi o que afirmou a senadora Marisa Serrano (MS) ao citar dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) mostrando que o número de analfabetos com mais de 15 anos aumentou em 113 mil pessoas do ano passado para cá.

Círculo vicioso - “Não pode a educação piorar, tem que melhorar. É muito simples e a equação não fecha. Um povo sem educação não consegue emprego, não ajuda o país a se desenvolver e, assim, fica difícil chegar ao 1º mundo”, alertou em pronunciamento. Marisa também ressaltou que um a cada 10 jovens ou adultos é considerado analfabeto funcional, àquele que não consegue ler nem escrever um simples bilhete. “Nós temos 30 milhões de pessoas que não chegaram a ter 4 anos de estudo”, lamentou.

Para Marisa, o fato da taxa de analfabetismo no Brasil ter permanecido praticamente inalterada em 2008 em relação ao ano anterior aponta falhas no programa de erradicação do analfabetismo do governo federal. Segundo a Pnad, havia cerca de 14,2 milhões de analfabetos com mais de 15 anos de idade no Brasil em 2008, quando a taxa foi estimada em 10%. Em 2007, o índice foi de 10,1%.

Marisa lembrou que o Senado criou uma comissão para acompanhar as Metas do Milênio, da qual ela é presidente. Entre os compromissos, está o de atingir a taxa de 6,7% de analfabetos no Brasil até 2015. Para a tucana, neste ritmo o país não vai conseguir cumprir a meta. “Não estamos conseguindo avançar no combate ao analfabetismo. O governo gastou R$ 2 bilhões até agora e não estamos vendo mudanças na vida dos brasileiros, especialmente daqueles mais velhos”.

A tucana disse ainda que o governo do PSDB conseguiu colocar 97% das crianças na escola. “De lá pra cá, aumentamos mais 0,5% apenas. No governo Lula, não houve acréscimo no número de matrículas. Pelo contrário: o censo escolar registrou neste ano, 1,3 milhão a menos de matrículas no ensino básico. Estamos matriculando menos”, reprovou. Marisa também criticou a falta de programas para transformar a educação de nível médio mais atrativa, o que provoca a evasão escolar.

A senadora encerrou o discurso sugerindo que a população se mobilize e pressione os governantes em nível federal, estadual e municipal pela prioridade na educação. (Da redação com assessoria/ Foto: Ag. Senado)

Leia também:

PSDB cobra do governo o fim do analfabetismo no Brasil

Um comentário:

Murilo Alvarenga disse...

Parabéns Senadora Marisa Serrano, esperamos que isso seja uma bandeira para beneficiar milhões de brasileiros, para isso também temos um projeto de erradicação do ANALFABETISMO FUNCIONAL. WWW.AUTORESPACI.BLOGSPOT.COM