16 de out. de 2009

Disparidades estaduais

Itamaraty quer corrigir distorção de salários de PMs e bombeiros

O deputado Pinto Itamaraty (MA) cobrou em plenário a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) estabelecendo que os salários da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros dos estados não poderão ser inferiores aqueles pagos aos policiais do Distrito Federal. O tucano afirmou que a segurança pública no país sofre com as más condições de trabalho oferecida aos profissionais e a diferença entre os salários em cada estado é mais uma das injustiças cometidas com quem lida com a criminalidade no Brasil.

Salário mais digno - A remuneração inicial paga a um cabo da policia militar no DF é de cerca de R$ 4,4 mil mensais, enquanto em estados como Maranhão e Piauí esse valor é de R$ 1,7 mil. “Não vejo motivos para um policial ser mais bem remunerado porque trabalha no Distrito Federal, onde a criminalidade é menor que em muitos estados”, apontou. Para Itamaraty, a questão não está relacionada a altos salários do DF, mas sim ao baixo valor pago a profissionais que diariamente colocam suas vidas em risco.

“Aqueles que trabalham com a segurança pública merecem, no mínimo, uma remuneração condizente com o trabalho que desempenham, pois estes profissionais lidam diariamente com o risco de morte, trabalham em prol da sociedade e realizam o combate ostensivo à criminalidade”, destacou. O tucano lembrou ainda que na maioria dos estados os militares trabalham com equipamentos ultrapassados. A PEC está sendo analisada em comissão especial da Câmara. (Reportagem: Djan Moreno/Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: