16 de out. de 2009

Indignação

“A Vale, até agora, não faz nada pelo Pará”, critica Wandenkolk


O deputado Wandenkolk Gonçalves (PA) manifestou sua preocupação e indignação com as ações da empresa Vale no Pará, mais especificamente na região do Projeto Grande Carajás, em torno da cidade de Marabá. O tucano questionou os futuros projetos da companhia, uma vez que, segundo ele, não se vê por parte da empresa nenhuma política compensatória para a região.

Audiência em Marabá - “Em 2008, em que pese ter sido um ano de dificuldades, com o início da crise econômica, a Vale faturou mais de 20 bilhões de dólares. Meu estado contribuiu de maneira significativa para esse faturamento, mas não recebeu nada em benefício. Aliás, a Vale, até agora, não tem valido nada para o estado do Pará”, criticou.

O deputado lembrou que a Vale acena para a construção de uma siderúrgica em Marabá, que, segundo a própria companhia, vai gerar 17.500 empregos e um investimento de US$ 3,7 bilhões , mas que não apresentou, em contrapartida, nenhuma política compensatória. Além disso, Wandenkolk recordou que a empresa prometeu no primeiro mandato do presidente Lula instalar no Pará uma universidade, o que acabou não acontecendo. “Não instalou nada. Assim como não plantou os 200 mil hectares de florestas e nem construiu as 40 mil casas, com prioridade para a área de influência do projeto Carajás”, desabafou.

Por fim, o tucano informou que as comissões de Meio Ambiente e de Agricultura aprovaram, por unanimidade, o requerimento que solicita a realização de uma audiência pública em Marabá, com a Câmara de Vereadores, e setores da sociedade civil para cobrar esclarecimentos da Vale sobre as suas ações no Pará. (Da assessoria de imprensa do deputado/Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: