16 de out. de 2009

Insuficientes

Lúcia Vânia aponta erros em ações sociais do governo Lula


A senadora Lúcia Vânia (GO) afirmou nesta sexta-feira (16) que o governo Lula comete erros nas políticas públicas de combate à pobreza e ao trabalho infantil. Em 2008, segundo o IBGE, 44,7% da população entre 5 e 17 anos viviam em condição de pobreza (até meio salário mínimo per capita) ou pobreza extrema (até um quarto do mínimo per capita), o equivalente a 11 milhões de pessoas nessa faixa etária. “Infelizmente esse dado não me causa surpresa”, resumiu a parlamentar.

Peti mutilado - "O governo ainda não entendeu que o grande desafio é manter o Bolsa Família, mas paralelamente atuar de forma integrada nas regiões carentes, com a prestação de serviços para a criança, o idoso, o portador de deficiência, além de incentivar ações em prol da geração de trabalho e renda. Enquanto isso não acontecer, a realidade continuará sendo essa constatada pelo IBGE”, alertou.

Idealizadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) durante o governo Fernando Henrique, Lúcia Vânia também criticou a condução do programa pelo governo Lula e afirmou que esse é mais um equívoco cometido pela gestão do PT. “O Peti foi mutilado com a junção do Bolsa Família. Por isso não evolui e o trabalho infantil continua em alta no país”, lamentou.

Dados do IBGE mostram que cerca de 4,5 milhões de crianças e adolescentes trabalham em todo país. Em 2002, cerca de 700 mil crianças eram atendidas pelo Peti. Em sete anos o número subiu para 800 mil, expansão classificada de "mínima" pela senadora em virtude dos desafios nacionais. (Reportagem: Djan Moreno/Foto: Ag. Senado)

Nenhum comentário: