14 de out. de 2009

Busca da transparência

Rômulo Gouveia cobra previsão de gastos para Copa de 2014

Presidente da Subcomissão criada para acompanhar as despesas com a Copa de 2014, o deputado Rômulo Gouveia (PB) participou nesta quarta-feira de audiência pública com a presença do ministro do Turismo, Luiz Barreto, para discutir as providências necessárias para a organização do torneio. O tucano cobrou uma definição mais clara dos gastos previstos, da distribuição dos recursos entre União, estados e municípios e quanto será destinado no Orçamento de 2010 para a realização dos jogos.

Sem desperdiçar recursos - A audiência foi realizada conjuntamente pelas comissões de Fiscalização Financeira e Controle, onde atua a subcomissão; de Turismo e Desporto; e de Desenvolvimento Urbano. Segundo Barreto, até a Copa o ministério pretende aplicar R$ 440 milhões para qualificar 306 mil trabalhadores que vão lidar diretamente com o turista, como garçons, taxistas e recepcionistas. Na avaliação do tucano, esse trabalho trará consequências positivas caso seja realmente feito, o que ajudará a aumentar o número de turistas no Brasil e contribuirá para o desenvolvimento nacional.

Para receber os estrangeiros, Rômulo Gouveia defendeu a ampliação da rede hoteleira, mas afirmou que não se pode ter uma visão superestimada porque a elevada demanda será concentrada em um curto período. O ministro do Turismo afirmou que está negociando com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) uma linha de financiamento a ser lançada ainda este ano para ajudar na ampliação e modernização do setor.

Ainda de acordo com o deputado do PSDB, o Congresso está atuando visando contribuir para o sucesso da Copa 2014, sem que ocorra o mesmo desperdício de dinheiro registrado no Jogos Pan-americanos de 2007. "Até hoje o Tribunal de Contas da União vem cobrando devolução de recursos relacionados a esse evento. Queremos que o Brasil promova uma grande Copa e mostre para o mundo inteiro a nossa capacidade", concluiu Gouveia. (Reportagem: Letícia Bogéa/Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: