14 de out. de 2009

Falta de planejamento

Silvio Torres defende criação de comitê organizador para a Copa 2014


Em audiência pública na Câmara com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva, o deputado Silvio Torres (SP) voltou a cobrar a formação de um comitê para acompanhar as obras e a organização da Copa de 2014. “Já se passaram dois anos da conquista para sediar o torneio. É fundamental criar esse comitê organizador para coordenar e acompanhar as ações", apontou o tucano, presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, que promoveu a audiência pública em conjunto com a de Turismo e Desporto.

Hora de organizar - Para Torres, é fundamental dar mais atenção à organização do torneio de futebol. “Há hoje muitas preocupações com as Olimpíadas de 2016. Mas antes dela temos o compromisso com a Copa de 2014, que tem um cronograma muito apertado”, ressaltou. “Já estamos chegando ao final do ano e precisamos completar uma série de obras importantes na área de infraestrutura dos estádios”, completou. Segundo o tucano, existe atraso no cronograma por falta de planejamento e organização por parte do governo federal.

O parlamentar questionou ainda quais serão os custos necessários para a realização da Copa, pois, segundo ele, até hoje não se tem notícias precisa desses valores. Segundo informou o deputado, dos nove estádios que serão reformados ou construídos com verbas públicas, poucos tem condições de assumir financiamento com o BNDES porque os estados e municípios não tem margem para assumir endividamento.

“Quem vai bancar esses custos? Se o BNDES não será a solução, qual será ela?”, questionou. O ministro afirmou que o governo pretende abrir uma linha de crédito de R$ 4,8 bilhões pelo banco de fomento para construção ou reforma de estádios. O dinheiro aguarda autorização do Conselho Monetário Nacional. (Reportagem: Letícia Bogéa/Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: