5 de out. de 2009

Em defesa do consumidor

Carlos Sampaio quer intervenção da Anatel na Telefônica

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara pode aprovar nesta quarta-feira o requerimento do deputado Carlos Sampaio (SP) que pede intervenção da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na Telefônica. O tucano explica que esse pedido foi feito após uma série de panes que interromperam os serviços da Telefônica, prejudicando milhares de clientes. Além de Sampaio, outros 12 dos 20 titulares da comissão assinam o documento.

Problemas recorrentes - “Os problemas com essa empresa são persistentes, pois ocorrem há mais de um ano. Apesar de todas as tentativas das autoridades competentes, até hoje não há uma solução para o fim das panes que atingem inúmeros cidadãos paulistas”, explicou o parlamentar. O tucano lembra em seu requerimento que desde 3 de julho de 2008, quando ocorreu a primeira pane nos serviços de banda larga e outras conexões de grande velocidade, clientes corporativos e estatais foram prejudicados, afetando também serviços lotéricos e atendimentos bancários.

Entre abril e julho deste ano, problemas no Speedy, o serviço de banda larga da empresa, e também com o sistema de telefonia fixa voltaram a acontecer por várias vezes. O desencontro entre as informações prestadas pela Telefônica, as reclamações de clientes junto ao Procon e o inicio de investigações pela Anatel configuram, segundo Sampaio, uma prova de que a empresa não tomou providências em relação aos problemas que vinham ocorrendo. Segundo ele, isso permitiu que em 8 de setembro mais uma vez o sistema da empresa fosse afetado com uma pane que prejudicou todo o estado de São Paulo.

“Naquela ocasião, uma forte chuva atingia a capital paulista e a pane gerou atraso no atendimento a ocorrências de desabamentos e soterramentos. Ou seja, por causa do péssimo serviço prestado pela Telefônica inúmeros cidadãos estiveram com suas vidas em risco”, criticou.

O parlamentar lembrou ainda que durante audiência pública realizada em julho com a Anatel e a Telefônica, foi dado a empresa um prazo de 30 dias para solucionar os problemas, o que não aconteceu. “Os problemas recorrentes decorrem do descompromisso da Telefônica com seus consumidores. Por essa razão espero a compreensão dos membros da comissão para aprovarem o requerimento indicando à Anatel a imediata intervenção na empresa”, defendeu Sampaio. (Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Eduardo Lacerda)

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