5 de out. de 2009

Bancada reforçada

No PSDB, Marcelo Itagiba destaca defesa da segurança pública


Recém-chegado ao PSDB, o deputado Marcelo Itagiba (RJ) afirmou hoje que espera encontrar na legenda o espaço político necessário para contribuir em prol do crescimento econômico do Rio de Janeiro e do Brasil e no combate à violência. Itagiba se filiou ao partido na sexta-feira passada após se desligar do PMDB.

Fim do foro privilegiado - Com forte atuação na área de segurança pública e no combate à criminalidade, sobretudo ao tráfico de drogas, o agora tucano pretende cooperar em busca de saídas para a diminuição da violência, um dos principais problemas no país e em seu estado. O parlamentar é delegado da Polícia Federal e já ocupou o cargo de secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro. "Além de ser um especialista nessa área de segurança, ele representa um 'voto de opinião' do eleitorado fluminense", apontou o secretário-geral do PSDB, deputado Rodrigo de Castro (MG).

Entre propostas de Itagiba em tramitação no Congresso, destaque para a que prevê a extinção do foro privilegiado para autoridades, levando para a justiça comum todas aquelas acusadas por algum crime. “No Brasil, todos são iguais perante a lei, com exceção de deputados, senadores, governadores, promotores, procuradores, juízes, desembargadores, ministros, presidente e vice-presidente da República”, ponderou ao defender o projeto, que já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e aguarda votação em plenário.

Itagiba explicou que a permanência no PMDB se tornou “incompatível” devido a divergências ideológicas. Entre elas, o fato de o partido estar na base do governo Lula e, segundo ele, manter relações políticas e amistosas com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. “Ele insiste em negar a existência do Holocausto ocorrido durante a 2ª Guerra Mundial, que ceifou milhões de vidas, inclusive a de familiares meus”, apontou.

Além de Itagiba, se filiaram ao PSDB nos últimos dias a deputada Rita Camata (ES) e os senadores Flávio Arns (PR) e Expedito Júnior (RO). Já o deputado William Woo (SP) deixou a legenda e migrou para o PPS. (Reportagem: Alessandra Galvão com assessoria do deputado/ Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: