5 de out. de 2009

Homenagem aos 50 anos

Raquel Teixeira comemora transformação de universidade de Goiás em PUC

A deputada Professora Raquel Teixeira (GO) representou o PSDB na sessão solene em homenagem aos 50 anos da Universidade Católica de Goiás, realizada na manhã desta segunda-feira no plenário da Câmara. A tucana chamou a atenção para o presente "especial" e "merecido" recebido pela faculdade neste aniversário: a transformação em Pontifícia Universidade Católica de Goiás, decisão anunciada pelo Cardeal Zenon Grocholewski, prefeito da Sagrada Congregação para a Educação Católica do Vaticano, que esteve em Goiânia para entregar os documentos da Santa Sé.

Benefícios - "Isso trará um impacto benéfico direto para 25 mil estudantes de 150 cursos, entre graduação, mestrados, doutorados e línguas, 1,5 mil professores e 970 funcionários", destacou, ao lembrar que esta é a 7ª no Brasil a ganhar esse status. "Com esse perfil, estou certa de que haverá mais facilidade para intercâmbios, parcerias e ingresso a redes internacionais de pesquisa. Portanto, uma maior abertura da universidade para o mundo, sem dúvida uma exigência do século do conhecimento", completou.

No documento divulgado à sociedade, o Cardeal Zenon afirmava sobre a sua segurança de que a Universidade Católica de Goiás, em sua nova configuração jurídica, estaria em grau de dar uma qualificada contribuição à formação cultural e católica, tanto quanto à pesquisa científica do Brasil. A deputada diz ter certeza de que a UCG alcançará esses objetivos, pois a universidade tem a consciência de que nenhum país pode aspirar a ser independente e soberano e a sobreviver no mundo atual sem um sistema de educação superior e um sistema de pesquisa adequado às suas necessidades.

Em pronunciamento, a tucana destacou ainda o legado deixado pela UCG, que desde 1959 formou 72 mil profissionais. "Mais do que uma formação técnica, certamente essas pessoas receberam orientações humanistas para viverem como homens e mulheres de bem", elogiou Raquel, que é professora titular da Universidade Federal de Goiás, onde já ocupou cargos de direção. (Da redação/ Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: