5 de out. de 2009

Legado da Constituinte

Eduardo Gomes destaca aniversário de 21 anos de Tocantins

O deputado Eduardo Gomes (TO) ocupou a tribuna da Câmara nesta segunda-feira para celebrar os 21 anos de Tocantins, comemorados hoje. O tucano lembrou que o estado tem uma característica especial, pois nasceu durante a Assembleia Nacional Constituinte a partir de uma iniciativa legislativa. Gomes explicou que o então deputado federal Siqueira Campos, após uma luta de muitos anos iniciada com Joaquim Teotônio Segurado, deu início à concretização de Tocantins no Congresso Nacional, mas a proposta foi vetada duas vezes. Ou seja, embora aprovado na Câmara e no Senado, o projeto foi barrado pelo Presidente da República.

Contra eleições indiretas - "A insistência e a habilidade de Siqueira Campos em conversar com os membros da Assembleia Nacional Constituinte finalmente deram ao Estado de Tocantins, em 5 de outubro de 1988, a tão sonhada autonomia, hoje comemorada por todos nós, em seus 21 anos", elogiou. O parlamentar do PSDB lembrou que a unidade da federação teve na sua 1ª eleição a escolha democrática de Siqueira para um mandato de dois anos.

Gomes citou, no entanto, que nesta data em que se comemora o aniversário dos 21 anos do Tocantins, a Assembleia Legislativa do Estado promove convenção partidária para o preenchimento do cargo de governador-tampão. O mandato, que seguirá até janeiro de 2011, será referendado pelo voto de 24 parlamentares. "Nada contra os deputados, pois são pessoas honradas e eleitas pelo povo. Nada contra o governador interino, mas, com 21 anos, o Tocantins merecia ter a possibilidade de exercer, mais uma vez, o seu direito de votar diretamente", reclamou.

O tucano frisa que, ao comemorar esse aniversário, o estado atinge a sua maior idade, realizando uma convenção para eleição indireta. "Mas em outubro de 2010 as urnas devem voltar a falar. E qual será o grito preso na garganta de uma população que teve o governo ilegítimo, instituído com compra de votos, cassado pela Justiça e substituído por uma eleição feita por 24 parlamentares?", questionou.

Gomes espera que no próximo ano a população do Tocantins tenha um grande momento de reflexão sobre seu destino. O parlamentar também cobrou do governo federal a dívida com Tocantins, orçada em R$ 1,3 bilhão. (Da redação com assessoria do deputado/ Foto: divulgação)

Nenhum comentário: