18 de nov. de 2009

Plenário

Petro-Sal servirá como cabide de emprego, diz Aníbal

Sob críticas do PSDB, o plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (18) o projeto de lei que cria a Petro-Sal, estatal responsável por gerenciar todos os contratos de exploração e produção de petróleo e de gás na área do pré-sal sob o novo modelo de partilha.
Para o líder do partido na Câmara, José Aníbal (SP), a empresa servirá apenas para o governo abrigar seus apaniguados.

Absolutamente irrelevante - Essa é a primeira das quatro propostas que regulam a exploração do petróleo nesta camada a serem analisadas pelo Câmara. Durante a sessão, os tucanos criticaram a necessidade de se criar uma nova empresa e voltaram a defender a votação, com prioridade, do projeto que altera o regime de exploração.

“Essa empresa é absolutamente irrelevante, representará um cabidaço de emprego e não tem nenhuma função específica que não pudesse ser desempenhada por uma diretoria da Agência Nacional do Petróleo com mais competência", reprovou Aníbal, ao afirmar que a ANP tem em seu quadro profissionais capazes de exercer essa atividade.

A nova empresa da União vai gerenciar os contratos de exploração e produção de petróleo e de gás na área do pré-sal. Na única votação nominal de destaque, os deputados rejeitaram um dispositivo do PPS para retirar do texto a possibilidade de a Petro-Sal contratar, por um período máximo de dois anos, pessoal temporário para atividades de caráter transitório. Os outros destaques também foram rejeitados.

Um dos principais pontos incluídos na matéria é a quarentena de quatro meses para os integrantes da diretoria-executiva que deixarem a Petro-Sal. Durante esse período, eles não poderão prestar, direta ou indiretamente, qualquer tipo de serviço a empresas do setor de petróleo no país. Nesses período, continuarão a receber a remuneração do cargo anteriormente ocupado.

“Entendemos que a própria Agência Nacional do Petróleo, a Petrobras e o Ministério de Minas e Energia perdem força com a criação de mais uma empresa que vai gerar mais cargos e mais despesas. Portanto, um ônus maior para a sociedade e uma estatal que não cumprirá tão bem o que já faz hoje a Lei Geral do Petróleo”, afirmou o deputado Duarte Nogueira (SP). O projeto seguiu para o Senado.

O plenário também votaria hoje o 2º turno da PECs dos Precatórios e a que acaba com o foro privilegiado de autoridades nos casos de infrações penais, de autoria do deputado Marcelo Itagiba (RJ). Essa última teve a apreciação adiada por consenso dos líderes e após rejeição a substitutivo da comissão especial. Já a que muda a regra de pagamento dos precatórios não foi a voto por falta de quorum. Aníbal criticou o Partido da República por não estar presente em plenário para votá-la após ter firmado acordo nesse sentido. Mais cedo o PR tinha defendido a inversão de pauta e foi atendido pela oposição. (Reportagem: Rafael Secunho/Foto: Ag. Câmara).

3 comentários:

anderson disse...

Exmo. Srs. Membros das Bancadas do PSDB na Câmara e no Senado Federal,
Bom dia!

Gostaria de solicitar-lhes que trabalhem por um projeto que preveja a utilização do FGTS e que contemple não somente os trabalhadores que compraram as ações através do Fundo Monetário de Privatização (FMP), mas também, aqueles que em 2.000 não possuiam conta ativa no FGTS e não tiveram essa oportunidade.

Vale ressaltar que a evolução do valor das ações da Petrobras e os rendimentos proporcionados pelo FMP foram superiores aqueles auferidos pelo FGTS no mesmo período e que essa seria uma forma do trabalhador aumentar seu patrimônio futuro.

Agradeço,

Anderson Gonçalves dos Santos
Secretário de Formação Política
JPSDB - Diretório Municipal São Paulo/SP
angssp@gmail.com

José Silveira de Oliveira disse...

Gostaria que houvesse mais transparencia do governo em relação as obras da olimpiada e todo dinheiro fornecido as prefeituras para obras de melhoramentos.

Gostaria que houvesse mais investimentos nas escolas municipais, pois as mesmas estão cada dia abandonadas.

José Silveira de Oliveira disse...

Gostaria que houvesse maior inivestimento das prefeituras sna escolas municpais polis as mesmas estão totalmente abandonadas. Educação é tudo num pais de pessoas carentes.