23 de set. de 2009

Desenvolvimento no campo

Comissão aprova projeto que beneficiará produtores rurais

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara aprovou nesta quarta-feira em regime de urgência projeto de lei do Executivo que institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária (PNATER). Relatado pelo deputado Wandenkolk Gonçalves (PA), a proposta visa promover o desenvolvimento rural sustentável e o aumento da produtividade e da qualidade das atividades agropecuárias.

Correção - Apesar da importância da matéria, o deputado lembrou que haviam pontos que buscavam apenas beneficiar apadrinhados políticos do governo que tiveram de ser retirados por ele do texto.Segundo ele, em um dos artigos da proposta, o Executivo queria permitir que empresas fossem contratadas para prestar assistência técnica sem licitação. “Eles transformariam o dinheiro público em um festival de incompetências, tendo em vista as contratações sem nenhum critério de qualidade. O que fiz foi aperfeiçoar o texto”, afirmou.

Wandenkolk ouviu durante a preparação do relatório inúmeras autoridades e representantes de órgãos ligados ao extensionismo rural. “Conversamos com inúmeras entidades, como as Ematers, os governadores de estado, secretários municipais de agricultura e agricultores. Além disso, recebemos mais de cem emendas de parlamentares e pude acatar algumas delas. Esse projeto ajudará agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos indígenas e remanescentes quilombolas, pessoas que realmente precisam de assistência”, concluiu. (Reportagem: Djan Moreno com assessoria do deputado/ Foto: Eduardo Lacerda)

Um comentário:

NOBRE disse...

A bomba que iria explodir no colo dos pequenos produtores familiares, assentados, povos indígenas, em suma produtores que necessitam da assistência técnica, mas não podem pagar, foi desativada. Da maneira que estava, era como o roubo de medicamentos da rêde pública, que enriquecem alguns em detrimento dos necessitados. Parabéns ao Deputado Wandenkolk Gonçalves pelo brilhante trabalho patriota.
Sidnei Nobre - Extensionista aposentado