23 de set. de 2009

Entrevista à Jovem Pan

Governo será incapaz de fiscalizar bingos, alerta Aníbal


Em entrevista à Rádio Jovem Pan AM na tarde dessa quarta-feira, o líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), manifestou posição contrária a aprovação do projeto que volta a liberar o bingo, videobingos e caça-níqueis no país. A proposta foi aprovada no último dia 16 na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) e deve ser votada nos próximos dias em plenário. Além de considerar o tema delicado, o tucano teme a incapacidade do governo de fiscalizar a atuação das casas que ofertarão esses jogos.

“Havia muitos casos de lavagem de dinheiro, bandidagem e corrupção policial quando os bingos estavam legalizados. Em tese, a ideia de regulamentá-los significaria uma formalização da atividade, o recolhimentos de impostos e a formalização de funcionários. Dessa forma seria interessante, mas não vai acontecer”, alertou. Na avaliação do parlamentar, o projeto é insuficiente e foi pouco debatido. "O bingo é ainda muito questionado no país”, completou o deputado. A proibição está em vigor no Brasil desde 2004.

Pauta positiva - Na entrevista, o deputado também sugeriu que os líderes partidários estabeleçam uma pauta positiva para ser votada dentro dos próximos dois meses e meio de atividade parlamentar que restam – o ano legislativo se encerra em 15 de dezembro. E lembrou que existem projetos de mais interesse para a sociedade do que simplesmente regulamentar os bingos.

“Temos as matérias de orçamento, as relativas ao pré-sal, a possibilidade de votarmos a que regulamenta a atuação das agências reguladoras. Essa última, por exemplo, ajuda a dar mais estabilidade nessa área de investimentos privados. Precisamos favorecer o investimento, o emprego e a renda do trabalhador brasileiro”, apontou.

Questionado sobre eventual aumento no salário dos deputados federais – assim como o Judiciário quer reajustar diversas carreiras - o líder tucano disse que esta questão está fora de pauta. Em sua avaliação, os parlamentares dispõem de instrumentos adequados para um bom desempenho de suas atividades.
(Reportagem: Rafael Secunho/Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: