23 de set. de 2009

Meio ambiente

Comissão debaterá impacto do gás carbônico proveniente do pré-sal

A Comissão de Relações Exteriores aprovou nesta quarta-feira requerimento dos deputados Antonio Carlos Mendes Thame (SP) e Urzeni Rocha (RR) que convida os ministros Edson Lobão (Minas e Energia) e Carlos Minc (Meio Ambiente), além do Secretário Executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Luiz Pinguelli Rosa, para audiência pública. O objetivo é debater a concentração de gás carbônico no óleo e gás extraídos do pré-sal e as exigências de sustentabilidade ambiental dessa atividade. A Conferência de Copenhague - que ocorrerá em dezembro na Dinamarca para discutir mudanças climáticas - também será debatida na ocasião.

Emissões elevadas - Thame lembra que o ministro de Meio Ambiente afirmou que os poços de pré-sal emitem, em média, de três a quatro vezes mais gás carbônico do que os poços em menor profundidade, trazendo riscos para as metas relacionadas às mudanças climáticas. Diante disso, o deputado do PSDB defendeu mais cautela para estabelecer, com segurança e com a devida antecipação, os riscos e as medidas do desenvolvimento sustentável dessa recém-descoberta.

“Temos uma legislação ambiental que prevê a realização de estudo de impacto ambiental e o próprio licenciamento. No entanto, existe aversão do presidente e de sua equipe a tudo que diz respeito ao desenvolvimento sustentável”, criticou Thame, ao defender a importância do debate. (Reportagem: Letícia Bogéa)

Nenhum comentário: