23 de set. de 2009

Tensão internacional

William Woo quer saber se abrigo a Zelaya foi negociado pelo Itamaraty

Integrante da Comissão de Relações Exteriores, o deputado William Woo (SP) quer saber se o Planalto negociou com o presidente deposto de Honduras, José Manuel Zelaya, para que ele buscasse abrigo na embaixada brasileira naquele país. Em 12 de agosto, Zelaya foi recebido por Lula em Brasília para discutir a instabilidade política que até hoje persiste em Honduras.

Saída democrática - Para o tucano, diante do cerco do Exército ao prédio da embaixada brasileira, onde o presidente deposto em junho está abrigado desde segunda-feira, é preciso agora buscar uma saída democrática. Woo defendeu a transferência de Zelaya para o Brasil e considerou um absurdo abrigá-lo na embaixada. "Se ele não queria criar problemas ao Brasil, deveria ter pedido asilo ao Itamaraty”, ressaltou o parlamentar, que está preocupado com a situação.

Woo também criticou a atitude do atual governo de Honduras de cercar o prédio e atacá-lo por meio do corte de serviços essenciais como água, luz e telefone. “Fico assustado quando autoridades políticas falam que não está tendo esse ataque. Qual é o nível de agressão considerado por eles? Invasão à mão armada?”, questionou. Zelaya está na embaixada acompanhado da família e de partidários. Ele suspeita que o atual governo planeja invadir a embaixada para capturá-lo e assassiná-lo.

Hoje a Comissão de Relações Exteriores aprovou requerimento dos deputados Ivan Valente (Psol-SP) e Fernando Gabeira (PV-RJ) para a criação de uma comissão externa para avaliar a situação da representação brasileira em Honduras. Ontem o plenário da Câmara aprovou moção de repúdio ao governo interino pelo tratamento dispensado à embaixada brasileira. (Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: