22 de set. de 2009

Providências

Andreia Zito defende cadastro único de desaparecidos

A relatora da CPI dos Desaparecidos, deputada Andreia Zito (RJ) defendeu a criação de um cadastro único com as informações das crianças a adolescentes desaparecidos em todo o país, capaz de reunir em um mesmo banco de dados denúncias e informações sobre essas pessoas. De acordo com a tucana, esses dados são fundamentais para as delegacias e conselhos tutelares. Apesar disso, ela acredita que o poder público menospreza a capacidade desse instrumento.

Problema social - “Esse é um problema que abrange o Executivo, o Legislativo e a própria sociedade civil, que precisam ter a responsabilidade de obrigar o registro dessas crianças. As pessoas precisam se conscientizar do que está acontecendo”, afirmou nesta terça-feira.

A parlamentar do PSDB apontou outros desafios, como a importância de capacitação das polícias para cuidar dessa questão.“Há uma dificuldade muito grande por parte da polícia, de como eles podem agir e se estão capacitados ou não para resolver o problema. Essa é uma deficiência que percebemos nos estados”, alertou.

Na última sexta-feira, Andreia esteve no Rio de Janeiro com várias mães de filhos desaparecidos. “O contato com essas mães foi a certeza da responsabilidade que temos. Elas declararam suas angústias, problemas e a falta de informação. Infelizmente acabam exercendo o papel de polícia de investigar, uma responsabilidade que é do poder público”, ressaltou.

Diante do quadro preocupante no país, a deputada espero ter o apoio das secretarias e dos conselhos para tentar solucionar o problema. "Precisamos trabalhar nessa questão para que a comissão de inquérito traga resultados satisfatórios e não seja apenas mais uma CPI”, afirmou. As principais causas do sumiço das crianças e dos jovens são o tráfico de drogas, exploração sexual, conflitos familiares e adoção clandestina.

Hoje a comissão aprovou 13 requerimentos convidando uma série de autoridades e representantes da sociedade civil para serem ouvidas em audiências públicas nas próximas semanas. Também foi acatada a realização de diligências para que sejam investigados casos de desaparecimentos de crianças e adolescentes no Estado do Rio de Janeiro e a realização de audiência pública na Assembléia Legislativa de São Paulo em 5 de outubro. (Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: