22 de set. de 2009

Na TV

"Descoberta do pré-sal é ótima, mas ganhos só ocorrerão em dez anos", diz Aníbal

O líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal (SP), participou do programa "Campos Opostos" para discutir o petróleo da chamada camada pré-sal, que pode render até US$ 7 trilhões ao país. Apesar de comemorar a descoberta, o tucano lembrou que os ganhos com a nova área só ocorrerão em dez anos e defendeu investimentos imediatos em setores mais necessitados.

Modelo de exploração - Para o líder do PSDB, o principal entrave na discussão é a mudança do modelo de exploração. Durante o Governo FHC, em 1997, o Brasil adotou o sistema de concessão, e a participação do petróleo no PIB nacional saltou de 2% para quase 15%. A produção também passou de 900 mil barris/dia para mais de 2 milhões barris/dia. "As áreas não-estratégicas, onde o risco é maior, deveriam ser concedidos pela Petrobras a outras empresas", defendeu.

Atualmente, quatro projetos de lei sobre a exploração do pré-sal tramitam no Congresso Nacional e mais de 700 emendas já foram apresentadas. As propostas devem ser votadas na primeira quinzena de outubro. O programa "Campos Opostos", que contou ainda com a participação do líder do Governo, deputado Henrique Fontana (PT-RS), foi exibido pelo Canal Rural (RBS) no último sábado e reprisado ontem.

Acesse AQUI a íntegra do programa Campos Opostos.

(Da assessoria de imprensa da Liderança do PSDB na Câmara)

Nenhum comentário: