22 de set. de 2009

Megaprojeto

Hidrelétrica trará desenvolvimento ao Pará e ao Brasil, diz Wandenkolk

O deputado Wandenkolk Gonçalves (PA) defendeu nesta terça-feira a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, que será objeto de licitação em outubro. "Essa foi a condição que nós definimos para apoiar incondicionalmente aquele megaprojeto, talvez o maior da América Latina, que será instalado em território paraense", apontou.

Grandes benefícios - Semana passada o tucano participou de audiências públicas nos municípios de Brasil Novo, Altamira, Vitória do Xingu e Belém do Pará para discutir o estudo e o relatório de impacto ambiental, documento fundamental para a efetiva instalação da hidrelétrica. "Sou filho daquela região, com muito orgulho, e entendo ser esse o caminho mais curto para o nosso desenvolvimento. Não tenho dúvida nenhuma de que o projeto causará impacto ambiental, mas trará benefícios muito maiores", apontou.

De acordo com Wandenkolk, a energia a ser produzida em Belo Monte beneficiará todo o país e moverá um parque industrial brasileiro que precisa dessa estrutura. "Definimos junto à Eletronorte e à Eletrobrás que a única maneira de nós, paraenses, contribuirmos com o desenvolvimento do Brasil é promovendo o desenvolvimento do nosso estado", apontou, ao defender o atendimento de várias demandas da região, como a criação das universidades do Xingu, do Carajás e do Oeste do Pará, além de políticas públicas que garantam saneamento, asfalto e água nas cidades.

Em sua avaliação, é preciso que os vencedores da licitação de Belo Monte tomem ciência, no edital da licitação da obra, das principais reivindicações da região. "Não podemos mais aceitar que 25 milhões de pessoas que moram na Amazônia fiquem a mercê de um ministro de plantão, ou seja, da boa vontade ou do humor do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que tem feito um engessamento na nossa região e prejudicado os nossos municípios, principalmente os da Amazônia", concluiu. (Reportagem: Marcos Côrtes/ Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: