4 de set. de 2009

Lista do Diap

PSDB tem 13 parlamentares entre os 100 "cabeças" do Congresso

A 16ª edição dos "cabeças" do Congresso Nacional, elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoramento Parlamentar (Diap), traz 13 parlamentares do PSDB na lista dos 100 mais influentes nas duas Casas. São dez deputados e três senadores que foram apontados como protagonistas do processo legislativo, com características como capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, liderando a tomada de decisão no Parlamento.

Os nomes - Aparecem na relação divulgada nesta sexta-feira o presidente nacional do partido, senador Sérgio Guerra (PE), e os líderes da legenda na Câmara e no Senado, José Aníbal (SP) e Arthur Virgílio (AM), respectivamente. Também estão na lista os deputados Antonio Carlos Mendes Thame (SP), Antonio Carlos Pannunzio (SP), Arnaldo Madeira (SP), Eduardo Gomes (TO), Gustavo Fruet (PR), Jutahy Junior (BA), Luiz Carlos Hauly (PR), Paulo Abi-Ackel (MG) e Rafael Guerra (MG), além do senador Tasso Jereissati (CE).

O estudo traz ainda o que o Diap chama de "parlamentares em ascensão no Poder Legislativo", ou seja, aquele deputado ou senador que tem recebido e tido bom desempenho em missões partidárias, políticas ou institucionais. Estão também nessa categoria, entre outros aspectos, os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento.

Entre os que estão exercendo o mandato pelo PSDB, constam os seguintes nomes nesta categoria: os deputados Bruno Rodrigues (PE), Bruno Araújo (PE), Júlio Semeghini (SP), Luiz Paulo Vellozo Lucas (ES) e Zenaldo Coutinho (PA), além dos senadores Alvaro Dias (PR), Lúcia Vânia (GO) e Marisa Serrano (MS).

"Para a classificação e definição dos nomes que lideram o processo legislativo, o Diap adotou critérios qualitativos e quantitativos que incluem aspectos posicionais, reputacionais e decisionais", diz Antônio Augusto Queiróz, diretor do Diap e coordenador da pesquisa. Os 100 "cabeças" do Congresso elegerão agora os dez nomes que constituem a elite parlamentar.

Confira a lista completa no site do Diap

(Reportagem: Marcos Côrtes)

Nenhum comentário: