4 de set. de 2009

Precipitação

Propostas do pré-sal são eleitoreiras, critica João Tenório

Precipitada e eleitoreira. Foi assim que o senador
João Tenório (AL) classificou a proposta do governo federal para o marco regulatório do pré-sal. Para o tucano, não existe qualquer sentido no pedido de urgência constitucional para a tramitação dos quatro projetos que regulamentam a exploração do petróleo da camada. “O Congresso não pode discutir e votar a toque de caixa uma questão tão complexa e tão importante, que o próprio governo levou quase dois anos para definir. Essa pressa toda só se justifica por interesses eleitoreiros”, criticou.

Uma década para dar resultados
- Tenório lembra que o petróleo do pré-sal, tão festejado pelo governo federal, vai levar no mínimo uma década para ser produzido. E alerta para o risco de um otimismo desmedido, antes que se saiba, de fato, qual a real capacidade de produção, quais os riscos e os níveis de lucro que os novos poços podem proporcionar ao país.

“Já existe uma briga enorme sobre a forma de se distribuir esses lucros. Embora se fale em reservas até quatro vezes maiores que as reservas atuais, ninguém sabe ainda qual o volume real do petróleo a ser extraído, qual o custo dessa extração e como o mercado vai estar situado daqui a uma década”, destacou. De qualquer forma, o senador alagoano defende uma divisão equitativa dos royalties entre os estados. (Da redação com assessoria/ Foto: Ag. Senado)

Um comentário:

Marcos Carvalho disse...

Se o PT continuar a dominar o Brasil, essa riqueza toda prometida vai sumir de vez pra dentro dos cofres privados desses incoPeTentes. O PSDB tem que fazer de tudo para eliminar qualquer possibilidade de um presidente petista no futuro: investigar o partido, mudar as leis que protegem politicos e diplomados, e botar esses cafagestes na cadeia onde eles deviam estar.