4 de set. de 2009

Sem direito a voto

Roberto Rocha: Brasil precisa quitar dívida com organização metereológica

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, deputado Roberto Rocha (MA), lamentou o fato de o Brasil ter perdido seu direito a voto na Organização Meteorológica Mundial (OMM), principal organização das Nações Unidas para meteorologia e clima. “Isso ocorreu por conta de uma dívida de US$ 2,5 milhões, valor considerado baixo para as entidades internacionais", explicou.

Conferência de Copenhague - O parlamentar espera que o Itamaraty quite esse débito, até porque o país tem um compromisso importante em dezembro: a 15a. Conferência das Partes (COP 15) da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, promovida pela ONU na Dinamarca. Essa conferência deverá definir novos parâmetros para a redução dos gases do efeito estufa que serão adotados a partir de 2012.

Rocha lembrou ainda que a OMM está nesta semana realizando uma conferência mundial sobre o clima, com a meta de estabelecer um sistema internacional de coleta e distribuição de dados meteorológicos. Conforme explicou, o objetivo é construir uma rede que permita que dados sobre o clima sejam repassados para a agricultura e para os sistemas de saúde e de energia.(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: