14 de out. de 2009

Compra de caças

Emanuel critica ausência do governo em debate sobre transferência de tecnologia


Em audiência pública realizada nesta quarta-feira na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, as três empresas que participam da concorrência internacional para fornecimento de 36 caças supersônicos ao governo brasileiro detalharam suas propostas para transferência de tecnologia ao país. Apesar da importância do debate, os convidados do governo Lula não participaram do debate, o que motivou críticas do deputado Emanuel Fernandes (SP).

Cadê o principal interessado? - "As empresas concorrentes foram questionadas e fizeram suas apresentações. No entanto, o governo brasileiro, o principal interessado na questão, não foi representado. Sem essa participação, não ficamos sabendo quais são as principais metas e expectativas do Planalto em relação a um dos itens mais importantes da concorrência: a transferência de tecnologia", afirmou Emanuel, que pediu a realização da audiência pública. A comissão convidou oficialmente os ministros da Defesa, Nelson Jobim, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende.

O parlamentar destacou ainda que a audiência foi uma oportunidade única para as empresas apresentarem suas propostas para a transferência de tecnologia. Esse ponto é considerado um dos mais importantes do chamado "Programa FX-2" e pode beneficiar empresas nacionais ligadas à indústria aeronáutica, como a Embraer.

A estimativa é que o governo irá investir pelo menos R$ 4 bilhões na modernização da frota da FAB (Força Aérea Brasileira). Três empresas disputam a comercialização dos aviões - a francesa Dassault, a sueca Saab e a norte-americana Boeing. Todas elas prometeram transferir a tecnologia de seus respectivos caças caso sejam escolhidas pelo Brasil. O presidente da comissão, Eduardo Gomes (TO), destacou a importância de se garantir a efetiva transferência de tecnologia para o desenvolvimento da indústria nacional. Para ele, a Aeronáutica poderia apresentar ao Congresso a sua expectativa sobre isso.

Diretores e executivos das três companhias estiveram na Câmara, em um debate que durou quatro horas e meia e foi acompanhado por vários parlamentares do PSDB. O professor do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp, André Tosi Furtado, e o diretor-presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil, Walter Bartels, também vieram. (Da redação com assessoria do deputado/ Foto: Rodolfo Stuckert)

Nenhum comentário: