14 de out. de 2009

Monitoramento

Nogueira convida Incra para explicar ineficiência de assentamentos e gastos com diárias

A Comissão de Agricultura da Câmara aprovou nesta quarta-feira requerimento do 1º vice-líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), convidando o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hachbart, para explicar no próximo dia 28 de outubro os gastos do órgão com assentamentos da reforma agrária e diárias de funcionários.

Os deputados da bancada agrícola querem dados e esclarecimentos sobre a pesquisa encomendada ao Ibope pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) que apontou ineficiência de 72,3% dos assentamentos pesquisados.De acordo com o estudo, apenas 27,7% dos mil domicílios analisados de diferentes estados produzem o necessário para o consumo da família.

"Queremos também explicações transparentes e convincentes sobre os gastos do Incra com passagens, hospedagem e alimentação. É inaceitável que uma autarquia do tamanho do Incra gaste mais que a maioria das pastas, com exceção da Educação, Saúde e Previdência", disse Nogueira referindo-se à reportagem publicada pelo "Correio Braziliense".

Segundo o jornal, o instituto teria pago, nos nove primeiros meses deste ano, R$ 27,5 milhões com diárias. "Esperamos que o presidente do Incra venha à comissão para deixar tudo muito bem explicado. Caso contrário, seremos forçados a convocar o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel", alertou. Os deputados da bancada agrícola pretendem ainda questionar o presidente do Incra sobre as recentes ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). (Reportagem: Gustavo Bernardes/Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: