11 de nov. de 2009

Caos atinge 60 milhões

A pedido do PSDB, ministro irá à Câmara para explicar apagão

A Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (11) um convite para que o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, compareça à Casa para explicar o apagão de quatro horas que atingiu 18 estados ontem. O requerimento é de autoria do deputado Vanderlei Macris (SP). Lobão já entrou em contato com a comissão para dizer que irá ao Congresso. O presidente do Operador Nacional do Sistema, Hermes Chipp, e o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, também prestarão esclarecimentos.

Dilma também pode vir ao Congresso - "Essa audiência será fundamental para o esclarecimento dos fatos muito sérios que tiveram graves consequências e afetaram a vida de mais de 60 milhões de brasileiros", destacou Macris. “Precisamos saber qual é o programa que hoje gerencia o sistema elétrico brasileiro. No início desse governo, tivemos uma mudança significativa na postura dos governantes em relação ao sistema e isso merece um aprofundamento do debate”, acrescentou.

O tucano lembrou que o blecaute pode ser um sinal de incapacidade gerencial do atual governo. “A convocação do Lobão e do Tolmasquim servirá para esclarecer a sociedade brasileira qual foi o motivo real desse apagão. Não há mais escassez de energia, o que vemos é um sistema frágil, que tem falta de monitoramento e incapacidade gerencial. Não acredito que tenha sido um problema com hackers”, salientou.


Em seu requerimento, o tucano descreve reportagem do "Bom Dia, Brasil" que foi ao ar nesta manhã e mostrou o verdadeiro caos provocado pelo apagão em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo o governo, quatro estados foram atingidos em sua totalidade: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Por meio do microblog Twitter, o tucano também condenou declaração do ministro da Justiça, Tarso Genro, que chamou o apagão de "micro-problema". "Seria boa se não fosse trágica essa interpretação do governo federal", reprovou.

No Senado, o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), quer ouvir explicações da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, e também de Edison Lobão na Comissão de Infraestrutura. Além disso, encaminhou requerimento ao Ministério de Minas e Energia cobrando uma série de explicações sobre o fato. Segundo o líder, é preciso que o país saiba as causas do blecaute.

"Quero que a ministra venha dar explicações, pois ela disse que apagão nunca mais aconteceria. No governo passado, o que houve foi um racionamento, mas desta vez foi apagão. E a ministra sempre falou sobre isso como um tom revanchista", disse o senador, ao se referir a uma entrevista dada por Dilma Rousseff há duas semanas na qual ela garantiu que o Brasil estava livre dos apagões.

Nesta terça-feira, no entanto, com o Brasil no escuro, os especialistas asseguraram que o apagão foi inédito não só pela área de abrangência, como por ter ocorrido o desligamento total de usina de Itaipu, a maior do país. "Quero saber se o apagão afetou a confiabilidade do investidor no Brasil,se houve reflexo na segurança pública e também as causas desta pane", afirmou Virgílio. (Da redação com Ag. Tucana/Foto: Du Lacerda)

Leia também: O Brasil apagado

Adriano Pires: Sistema elétrico precisa ser modernizado

Nenhum comentário: