11 de nov. de 2009

Incompetência petista

Governo Lula trata apagão com desdém, diz José Aníbal

O líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), criticou nesta quarta-feira (11) a postura do governo em relação ao apagão que deixou 18 estados brasileiros sem energia durante cerca de quatro horas. Para o líder, o Planalto precisa de mais planejamento e ação ao invés de tentar minimizar o problema, que atingiu mais de 60 milhões de brasileiros.

É ministra ou mística? - “O governo trata o caso de forma desdenhosa. Isso não é para ser objeto de fanfarronice, até porque o bom funcionamento do setor elétrico requer planejamento e ação. Quando há investimentos consolidados como em Itaipu, é preciso uma manutenção competente e fiscalização para que não ocorra imprevistos como esse”, destacou.

O tucano também ironizou as declarações da ministra de Casa Civil, Dilma Rousseff, que há exatos 14 dias garantiu que o país estava livre de qualquer problema de apagão elétrico. “Isso mais parece misticismo do que postura de uma ministra. Ela que disse o Brasil estava a salvo de novo apagão por conta dos investimentos feitos. Mas isso é algo típico da arrogância deste governo, que é especialista em colher, mas sabe plantar nada”, lamentou o tucano em entrevista à rádio Jovem Pan AM.

Para Aníbal, faltam investimentos no setor elétrico, assim como há falhas na fiscalização por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica. “Falta fiscalização no setor. Além disso, a Aneel precisa ter competência para estabelecer as normas e os padrões de segurança. O Planalto precisa deixar de usar as agências apenas como moeda de troca política”, apontou.


As declarações do ministro da Justiça, Tarso Genro, de que o apagão representa um “microproblema” para o país também foram condenadas pelo deputado. "Podemos ver o quanto o 'sinistro da Justiça' está distante da realidade brasileira. Milhões de pessoas sem energia e indústrias ficaram paradas em todo o Brasil. Para ele, que é ministro e tem todo um aparato de segurança, realmente foi um problema mínimo”, apontou.

Aníbal destacou ainda a falta de investimentos do governo Lula em infraestrutura, a exemplo do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Dos R$ 27 bilhões previstos para 2009, foram executados somente R$ 4 bilhões. Segundo ele, o setor elétrico é mais uma vítima do descaso governista. (Reportagem: Rafael Secunho/Foto: )

Um comentário:

Anônimo disse...

eu fui avisado 1hora antes de ocorrer o apagão,na cidade de nossa senhora da glória-se todos sabiam as escolas foram evacoadas, o governo não pode dizer que não sabia se nós sabíamos.mande uma reportagem pra nossa cidade que todos vão confirmar