11 de nov. de 2009

Descaramento

Raquel Teixeira condena apologia política em prova do Enade

"É uma forma descarada de fazer propaganda para o governo Lula no pior contexto possível - o educacional”. A crítica foi feita pela deputada Professora Raquel Teixeira (GO) em relação às questões propostas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) que faziam elogios a ações do governo Lula. Na avaliação da parlamentar, o ocorrido na elaboração das questões é um absurdo.

Abuso - "É a primeira vez que ouço falar em algo desse tipo. Foi lamentável o que aconteceu”, afirmou a deputada, integrante da Comissão de Educação. A parlamentar disse que o Ministério da Educação deve apenas medir e testar o conhecimento dos alunos, e não querar opinião ou indução a elogio ao governo Lula. “Ficou claro o abuso de um instrumento público que custa caro ao Estado e tem o objetivo muito importante de medir o conhecimento dos alunos”, acrescentou. Segundo o MEC, foram gastos R$ 30 milhões com o Enade neste ano.

As questões foram consideradas inadequadas e ineficazes por estudiosos ouvidos pelo jornal "O Globo". Na avaliação da professora Bertha Valle, da Faculdade de Educação da Uerj, há, na prova, perguntas que não servem para medir os conhecimentos gerais dos universitários. Uma das questões com viés político aparece em prova aplicada a estudantes universitários de seis carreiras. O teste afirma que Lula foi criticado pela mídia ao dizer que a crise financeira internacional teria o efeito de uma marolinha no Brasil. O enunciado afirma: “agora é a imprensa internacional que lembra e confirma a previsão de Lula”.

Ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep) no governo tucano, Maria Helena Guimarães Castro concorda com Raquel. Ela vê um desvio de finalidade na prova e avalia que as perguntas deveriam se referir a políticas públicas, e não a projetos específicos. A avaliação foi feita pelo Ministério da Educação (MEC). Ao todo, fizeram a prova 1,1 milhão de estudantes em 997 municípios. (Reportagem: Letícia Bogéa)

Leia também:

Senadores querem explicações de ministro da Educação sobre Enade

Um comentário:

anderson disse...

Eu fui um dos muitos alunos do Brasil que fiz a prova.

Lamentável! Extremamente tendenciosa. Todas as questões referiam-se a Lula. Pareceu-me uma propaganda do sr. presidente.

Esperamos que o partido tome as providências necessárias, já que a legislação vigente proíbe propaganda de servidor público paga com recursos do erário.

Saudações Tucanas,

Anderson Gonçalves dos Santos
Secretário Formação Política
JPSDB - Diretório Municipal São Paulo/SP
angssp@gmail.com