Albano Franco cobra do governo ajuda para citricultura superar crise
O deputado Albano Franco (SE) cobrou do governo federal ajuda ao setor da citricultura que, segundo ele, vem sendo relegado a segundo plano. Da tribuna, o parlamentar alertou nesta terça-feira (17) para a "preocupante situação" vivida em Sergipe. O problema adquiriu magnitude a ponto dos agricultores organizados na "Frente Democrática dos Citricultores Endividados e Falidos", criada há dois meses, realizasse uma sessão itinerante no último dia 12 no interior do estado.
Solidariedade - De acordo com Albano, essa Frente luta por dois objetivos. O primeiro é sensibilizar o governo para que promova uma anistia das dívidas dos citricultores, que gastam R$ 215 pra produzir uma tonelada de laranja, enquanto o preço da venda é de apenas R$ 80. O segundo é o apelo para que todas as lideranças políticas do estado se unam em defesa da superação da crise que atinge não somente a citricultura sergipana, mas também no estado vizinho da Bahia.
"Conheço de perto a situação da citricultura sergipana e estou plenamente solidário com estas reivindicações. Manifesto meu apoio à causa dos citricultores sergipanos e dessa tribuna apelo ao ministro Reinhold Stephanes que, com seu reconhecido espírito público, desenvolva ações concretas que possam aliviar a situação dos trabalhadores e produtores", cobrou.
Albano alertou que a falência dos citricultores e a desativação desse setor produtivo podem trazer graves conseqüências para o trabalhador rural, com desemprego e problemas sociais imprevisíveis. "Isso repercutirá, sem dúvida, na atividade econômica dos municípios onde estão localizadas as plantações de laranja", apontou. (Reportagem: Marcos Côrtes/Foto: Ag. Câmara)
17 de nov. de 2009
No sufoco
Marcadores:
Albano Franco
Reprodução autorizada das matérias desde que citada a fonte (Diário Tucano)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário