17 de nov. de 2009

Salário justo

Itagiba defende proposta que define piso salarial para policiais

O deputado Marcelo Itagiba (RJ) defendeu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que equipara o valor dos salários de policiais militares e bombeiros de todos os estados aqueles pagos a Polícia Militar do Distrito Federal. A Comissão Especial que analisa a proposta aprovou nesta terça-feira (17) o relatório do deputado Major Fábio (DEM-PB) e voltará a se reunir amanhã para votar os três destaques apresentados ao texto.

Exemplo ideal - Para Itagiba, a proposta deve ser aprovada o mais rápido possível pelo Plenário da Câmara. Mesmo tendo apresentado substitutivo ao relatório, o tucano votou pela aprovação do texto, pois acredita que a emenda permitirá aos militares brasileiros receberem uma remuneração justa.

No DF, o piso é de cerca de R$ 4,5 mil. “Esse é um avanço que nós temos que perseguir. Bandido é bandido independente da unidade da federação, e polícia é polícia, seja ela civil, militar, federal, rodoviária ou qualquer outra. Por isso precisamos de salários justos e o exemplo do DF é ideal. A própria União reconhece isso”, afirmou.

Os destaques apresentados pelo autor da proposta, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) retiram do texto a determinação do piso de R$ 4,5 mil estabelecido pelo relator e restabelece a equiparação salarial com os bombeiros e policiais militares do DF. Essas mudanças têm o apoio da deputada Andreia Zito (RJ), integrante titular da comissão, assim como Itagiba.

O relator alega que a Constituição veda a equiparação salarial, por isso retirou esse item da proposta do seu relatório. Major Fábio argumentou ainda que não há como saber o salário exato dos vencimentos dos policiais militares no DF porque as remunerações variam de acordo com a função exercida pelos militares. (Reportagem: Djan Moreno/Foto: Du Lacerda)

Nenhum comentário: