O deputado João Campos (GO) comemorou a aprovação, pela Câmara, de projeto de lei de sua autoria que reconhece a profissão de intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). Para o tucano, a proposta pretende valorizar esses profissionais e, dessa forma, assegurar uma atividades que proporciona inclusão social. De acordo com o IBGE, existem no Brasil mais de 5,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva.
Mais oportunidades - Segundo o deputado, esses profissionais passarão a ter mecanismos que protegerão juridicamente o exercício de suas atividades. “Além disso, esse é mais um instrumento de inclusão e inserção no mercado de trabalho para os deficientes auditivos, já que traz uma oportunidade maior para que possam compreender a Língua Portuguesa. A ausência do intérprete dificulta a inclusão do surdo na sociedade ”, explicou o tucano.
De acordo com a proposta, além de dominar a língua de sinais o intérprete precisará ter curso superior ou de pós-graduação em Libras. Os profissionais que já atuam como intérpretes terão dez anos para se adaptarem às novas regras a partir da data de publicação da lei. O projeto segue para apreciação no Senado. (Reportagem: Djan Moreno com informações da Rádio Tucana/ Foto: Du Lacerda)
Nenhum comentário:
Postar um comentário