18 de nov. de 2009

Violência

RJ sofre com "Plano de Aceleração da Criminalidade", alerta Itagiba

O aumento da violência no Rio de Janeiro levou o deputado
Marcelo Itagiba (RJ) a criar um novo significado para a sigla PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal. Para o tucano, o seu estado vive um verdadeiro "Plano de Aceleração da Criminalidade", com bandidos cada vez mais fortes, poderosos e desafiadores do poder estatal. "Falta competência no Rio para combater a criminalidade, embora as duas polícias estejam bem servidas", analisou da tribuna nesta quarta-feira (18).

Abandono total - O parlamentar do PSDB denunciou o que chamou de estado de "abandono total" no RJ. Itagiba citou uma série de dados para comprovar essa realidade: queda de 33% no número de apreensão de armas, 13% no de drogas e de 20% nas prisões. "Isso tudo leva a um resultado: aumento de mais de 180% de roubos a quem está nas ruas e de mais de 50% a coletivos. Ou seja, é a população mais humilde e mais pobre do estado que está sendo todos os dias aviltada nos assaltos", lamentou.

Marcelo Itagiba citou também o clima de violência na Tijuca na noite passada. Segundo ele, criminosos da comunidade do Borel tentavam dominar a comunidade da Formiga, mas a Polícia "nada fez". De acordo com o tucano, isso é apenas mais um exemplo da ausência de estratégia para combater o crime no Rio. (Reportagem: Marcos Côrtes/Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: