18 de nov. de 2009

Zelo pelo dinheiro público

Deputados pedem transparência no uso de recursos para as Olimpíadas

Os deputados Otavio Leite (RJ) e Silvio Torres (SP) reafirmaram nesta quarta-feira (18) a importância de transparência na aplicação dos recursos que serão usados para realização das Olimpíadas do Rio em 2016 e destacaram o papel do Congresso na fiscalização de um orçamento que supera R$ 25 bilhões em números preliminares.

Grande desafio - Na audiência promovida pela Comissão de Turismo e Desporto para discutir a preparação do Rio, os tucanos destacaram a luta brasileira para sediar os jogos e questionaram o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Nuzman, sobre as obras e o planejamento para viabilização do evento.

Vice-presidente da comissão, Otavio Leite enalteceu o trabalho de Nuzman para que o Rio fosse selecionado pelo Comitê Olímpico Internacional. Mas afirmou que o país precisa vencer um grande desafio: a realização do evento com a aplicação adequada dos recursos e a atração de investimentos capazes de colocar o país em posição de destaque no cenário do turismo mundial. “Precisamos entender o tamanho do desafio que temos pela frente. Quanto será gasto, quem vai gerir os recursos, enfim, tudo precisa estar claro”, apontou.

O tucano sugeriu ao COB que disponibilize na internet toda a história da campanha do Rio para sediar as Olimpíadas. De acordo com ele essa é uma forma de reconhecer a saga dos que, durante mais de dez anos, trabalharam em prol da escolha da capital carioca. Nuzman afirmou que deve acatar a sugestão do deputado.

Torres ressaltou a importância de o Congresso acompanhar de perto os gastos para viabilização dos jogos e destacou o empenho da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle - presidida por ele - no acompanhamento dos preparativos para a Copa de 2014. “Realizar esses dois eventos é o maior desafio que o Brasil já enfrentou. Mas é também a maior oportunidade para provar ao mundo que somos capazes disso e de muito mais. Fiscalizar é a melhor forma de garantir a boa aplicação dos recursos. O Congresso tem papel fundamental nisso”, afirmou.

Torres também parabenizou o presidente do COB e aproveitou a oportunidade para questioná-lo sobre a formação de um comitê organizador para as Olimpíadas, o que evitaria a repetição de erros ocorridos em eventos como o Panamericano de 2007. Nuzman informou que o comitê organizador já foi constituído e enviará um grupo de observadores aos jogos olímpicos de inverno, em Vancouver, no Canadá, em 2010, além de oferecer informes permanentes ao COI sobre o andamento das ações no Brasil para a realização dos jogos de 2016. (Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: Du Lacerda)

Nenhum comentário: