21 de out. de 2009

Planejamento

Seminário debaterá ações para enfrentar enchentes no Maranhão

A pedido do deputado Roberto Rocha (MA), a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promoverá no próximo dia 30 de outubro seminário para discutir ações de prevenção e enfrentamento de enchentes na região conhecida como Vale do Mearim, no Maranhão. O encontro ocorrerá a partir das 10h30, em Trizidela do Vale (MA), com a presença de cientistas, prefeitos, vereadores, deputados, lideranças comunitárias, ambientalistas e diretores de ONGs, entre outros.

Evitar tragédias - O tucano propôs o seminário com o objetivo de evitar que aconteçam novas tragédias naquela área. “É hora de fazer um planejamento para que esse problema não pegue todos desprevenidos, como ocorreu entre março e abril deste ano”, apontou Rocha, presidente da Comissão de Meio Ambiente.

Definir as responsabilidades dos governos federal, estadual e municipais, esclarecer os prefeitos e demais agentes públicos sobre procedimentos de emergência, aproximar as pessoas que sofrem o mesmo problema e chamar a atenção do país para a gravidade da situação são alguns dos objetivos do encontro. Na época das enchentes, Rocha esteve no Vale do Mearim junto com o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) para ver a gravidade da situação.

“O flagelo das chuvas castigou muito essa região do Maranhão, atingindo sem dó os mais necessitados e aqueles que produzem. Muitas vezes o que bate é um sentimento de desolação, de esperar a providência divina, como disse um morador de Trizidela para o jornal The New York Times. Mas não podemos desanimar. Vamos nos unir e tentar diminuir o problema”, ressaltou.

O deputado lembrou ainda que relatório do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais apontou a necessidade de reforçar o sistema de previsão meteorológica do estado. Inclusive a comissão apresentou uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) destinando recursos ao aparelhamento dos Centros de Meteorologia do Estado. Esse pedido foi aprovado na Comissão de Meio Ambiente, sendo que a Universidade Estadual do Maranhão preparou um projeto de reestruturação física do seu Centro. (Reportagem: Letícia Bogéa com assessoria do deputado)

Nenhum comentário: