Eduardo Gomes quer viabilizar uso da energia solar no Tocantins
O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, Eduardo Gomes (TO), integra comitiva de deputados que visita na Espanha projetos de captação de energia solar, a convite da Solaria-Fairway, e o consórcio do trem de alta velocidade. Iniciada no último domingo, a visita termina nesta quarta-feira (21).
Emirados Árabes do sol - O parlamentar do PSDB está interessado especificamente na tecnologia da energia solar. O objetivo do tucano é viabilizar para o estado um projeto de energia fotovoltaica de aproximadamente 300 milhões de euros. “O Tocantins corresponde aos Emirados Árabes do sol. Enquanto lá há abundância de petróleo, aqui temos a energia solar à disposição”, ressaltou Eduardo Gomes.
A fotovoltaica ainda está em fase de pesquisa, mas esse tipo de energia já é usada tanto em grande como em pequena escala, sendo uma das fontes de energia mais baratas, limpas e ecologicamente corretas. No Brasil é bastante usada para o aquecimento da água e ainda rara para a obtenção de energia. O principal material utilizado para a fabricação de painéis é o silício. O Brasil possui 90% das reservas mundiais de silício economicamente aproveitáveis, o que deixa o país em uma posição cômoda para investir no desenvolvimento dessa tecnologia. (Da redação com assessoria do deputado/Foto: divulgação)
21 de out. de 2009
Viagem à Espanha
Marcadores:
Eduardo Gomes
Reprodução autorizada das matérias desde que citada a fonte (Diário Tucano)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário