21 de out. de 2009

Preparativos para a Copa

Tucanos questionam isenção de impostos em obras de estádios privados



Os deputados Silvio Torres (SP) e Vanderlei Macris (SP) vêem com preocupação o pedido de representantes de clubes de futebol para acelerar a regulamentação da isenção de tributos para obras em estádios particulares para a Copa do Mundo de 2014, prometida pelo governo. O pedido foi feito nesta quarta-feira (21) durante audiência da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, que recebeu os presidentes do São Paulo, Juvenal Juvêncio; do Atlético Paranaense, Marcos Malucelli; e do Internacional, Vitorio Píffero.

Falta de ação do governo - Presidente da comissão, Torres considera complicado atender ao pedido por parte do Inter, pois o time começou a fazer obras antes das regulamentações. "O clube vai assumir esses encargos extras tributários que poderiam ser desonerados dos seus custos e, depois, quem pagará essa conta serão os associados do clube", afirmou.

Para Macris, é importante elaborar as normas com cuidado para evitar o desperdício de dinheiro e o superfaturamento de obras como ocorreu nos Jogos Panamericanos do Rio. "Nós não temos a melhor referência com a disputa do Pan. Muito dinheiro gasto de maneira irregular, muita corrupção, muita denúncia de favorecimento. Nós não queremos que isso aconteça com a Copa, que é uma grande conquista para o Brasil", sustentou.

Na avaliação dos deputados, o fato de os clubes recusarem a linha de crédito do BNDES para reformar seus estádios e atender as exigências da Copa mostra a falta de ação do Planalto. “Não existe lógica ou coerência das ações prometidas e mal desenvolvidas pelo governo. Isso mostra uma dicotomia: de um lado oferece um incentivo que os clubes não querem; do outro, os setores públicos que vão construir estádios não tem condições de endividamento”, disse Torres.

“Os presidentes dos clubes demonstraram a necessidade de uma aproximação maior com as áreas do governo para atender as exigências da Fifa. Isso mostra que não há integração do governo com os times e reforça a sua incapacidade de gestão para lidar com os problemas”, completou Macris. (Reportagem: Alessandra Galvão com Agência Câmara/ Foto: Du Lacerda)

Nenhum comentário: