25 de ago. de 2009

Copa 2014

Tucanos: rede terá papel fundamental na fiscalização dos recursos


Presidida pelo deputado Silvio Torres (SP), a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara lançou nesta quarta-feira uma rede de informações para monitorar os recursos públicos a serem utilizados na preparação da Copa de 2014 no Brasil. “Nossa iniciativa já conseguiu sensibilizar os tribunais de contas e, com o protocolo de intenções assinado hoje, iremos sistematizar a forma como as informações serão trocadas entre nós e quais serão nossos níveis de intervenção no processo", afirmou o tucano.

Experiência inédita - De acordo com Torres, está aberto para a sociedade um grande debate para que os brasileiros possam acompanhar o custo-benefício de um evento esportivo de tamanha magnitude. "Evitaremos um grande prejuízo para o país, além de potencializar um grande legado para a sociedade”, destacou.

O tucano ressaltou que a criação da rede é uma experiência inédita que pretende dar qualidade à organização do torneio e garantir segurança à população de que haverá retorno positivo com o uso do dinheiro oriundo de seus impostos. Segundo ele, além do protocolo de intenções assinado durante a audiência, será realizado, em breve, um workshop para estabelecer outras metas da Rede.

Participaram da audiência o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar; a senadora Marisa Serrano (MS), que representou a Comissão de Fiscalização e Controle do Senado; além de representantes dos Tribunais de Contas do Distrito Federal e dos demais municípios que sediarão os jogos da Copa e o deputado Rômulo Gouveia (PB), presidente da subcomissão da Copa.

Marisa foi autora, no Senado, de uma proposta semelhante a que criou a rede de fiscalização. Ela reafirmou a parceria dos senadores com o grupo de fiscalização e afirmou que a iniciativa parte agora para um importante trabalho conjunto que propiciará um evento de qualidade e com excelente retorno para o país. “Queremos que o Brasil receba, com a Copa 2014, um grande legado. Para isso, precisamos evitar que se repita o desperdício ocorrido com os jogos Panamericanos do Rio em 2007”, apontou. (Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: