25 de ago. de 2009

Saídas para a crise

Lobbe Neto vai ao Senado defender a citricultura nacional

Representantes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e dos empresários, exportadores e produtores de cítricos se reuniram nesta terça-feira com senadores para debater a crescente concentração econômica no setor. A audiência pública entre as Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado contou com a presença do deputado Lobbe Neto (SP), a pedido de produtores do município de Tabatinga e região.

Apelo - O presidente do Cade, Arthur Badin, fez um apelo para que sejam iniciadas negociações capazes de evitar os constantes conflitos entre os setores envolvidos no plantio e na comercialização de laranja, limão e demais cítricos no Brasil. Badin informou que o assunto é urgente, já que o Brasil é o maior exportador de suco de laranja do mundo.

Reestabelecer a concorrência no setor, evitar a verticalização e recuperar o valor da laranja no mercado foram algumas das demandas apresentadas pelos produtores do setor. O presidente da Associação Brasileira dos Citricultores (Associtrus), Flávio de Carvalho Pinto, disse que os pequenos e médios produtores de cítricos do país estão deixando a atividade e que a crise no setor é grave.

Segundo Lobbe Neto, é de extrema importância garantir a sobrevivência dos produtores de cítricos no país, já que se trata de uma importante atividade econômica responsável pela geração de milhares empregos, principalmente no Estado de São Paulo. Outros parlamentares do PSDB participaram do encontro, como o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP) e o senador Tasso Jereissati (CE). (Da redação com asessoria do deputado Lobbe Neto/ Foto: divulgação)

Nenhum comentário: