25 de ago. de 2009

Crise no Fisco

Macris pede convocação de Mantega e de mais quatro em comissão

O deputado Vanderlei Macris (SP) apresentou nesta terça-feira requerimento na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara pedindo a convocação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e de mais quatro pessoas. O objetivo é discutir a politização na Receita Federal, que culminou no pedido de demissão de 12 dirigentes do primeiro escalão na última segunda-feira. As saídas foram motivadas em protesto contra a demissão de Lina Vieira, ex-secretária do Fisco, e de outros integrantes de sua equipe de confiança, como a chefe de gabinete, Iraneth Weiler. Além de Mantega, Lina e Weiler, também podem ser convocados o atual chefe da Receita, Otacílio Cartaxo, além de Erenice Guerra, chefe de gabinete da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). O requerimento será votado nesta quarta às 11h.

Ingerência indevida - Segundo o tucano, ao expor suas razões em carta à direção do órgão, os demissionários confirmam o que Lina já havia dito em seu depoimento à Comissão de Constituição e Justiça do Senado: que a orientação do trabalho da Receita, focada então sobre os grandes contribuintes, desagradou o governo.

"A decisão da equipe de Lina de focar a atuação da Receita sobre as grandes empresas, inclusive a Petrobras, incomodou muito o governo. Precisamos ouvir o ministro sobre esta ingerência no trabalho do órgão", afirmou Macris. Em carta enviada ao secretário da Receita, Otacílio Cartaxo, o grupo demissionário afirma que a exoneração de Lina Vieira, os depoimentos realizados no Congresso e a "clara e evidente intenção do Ministério da Fazenda de afastar outros administradores do comando da Receita Federal" revela-se uma "ruptura com a orientação e as diretrizes que pautavam a gestão anterior". (Da redação com Agência Tucana) (Texto atualizado às 19h)

Nenhum comentário: