25 de ago. de 2009

País tem a ganhar

Deputados defendem turismo receptivo como atividade exportadora

Em audiência pública nesta terça-feira na Comissão de Turismo e Desporto, os deputados Otavio Leite (RJ) e Albano Franco (SE) ressaltaram a importância de o turismo receptivo ter o status de atividade exportadora no Brasil. De acordo Leite, isso traria uma série de benefícios ao país, como mais recursos e postos de trabalho. “Qualquer produto brasileiro exportado traz retorno positivo para o nosso país”, frisou. O tucano é um dos autores de projeto de lei com essa finalidade, apresentado em 2007 junto com Lídice de Mata (PSB-BA) e Carlos Zarattini (PT-SP).

Efeito positivo - “Quando se traz um turista para o Brasil, permitimos que pessoas venham e gastem recursos aqui, o que gera emprego e renda no nosso país. Então, quanto mais estrangeiros vierem, melhor”, apontou. O turismo receptivo merece o mesmo tratamento que o país já concede ao setor exportador”, completou.

Conforme explicou, setores econômicos como o de produtos agrícolas, minerais e manufaturados têm benefícios como tributos menores e linhas de crédito a juros mais condizentes. Mas, segundo ele, quem traz o estrangeiro para visitar o Brasil não recebe benefício algum. “Diante dessa realidade, o objetivo do projeto de lei é promover um tratamento igual, já que ambos tem o mesmo resultado positivo para o Brasil: trazem recursos para o nosso país, gerando emprego e renda”, apontou.

Para o tucano, o governo Lula está tratando o tema com muita lentião, já que o projeto foi apresentado há dois anos. "É preciso que o Executivo avance nessa questão”, apontou, ao defender a criação de uma comissão específica para discutir o assunto. Já Albano lamentou o fato do turismo receptivo não ter sido incluído na Lei Geral do Turismo e ressaltou sua importância na geração de emprego e renda no país. (Reportagem: Letícia Bogéa/Fotos: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: