25 de ago. de 2009

Problema social

CPI dos Desaparecidos define roteiro e elege vice-presidentes


A deputada Andreia Zito (RJ) apresentou nesta terça-feira, durante reunião da CPI das Crianças e Adolescentes Desaparecidos, o roteiro de trabalhos da comissão instaurada na última semana. A relatora destacou a importância de estabelecer audiências internas e externas para ouvir envolvidos com os casos de desaparecimento e afirmou que o colegiado deve estabelecer um canal de ligações gratuitas para receber informações. Durante a reunião, também foram eleitos os vice-presidentes da CPI. Entre eles, o deputado Vanderlei Macris (SP), escolhido 2º vice.

Três etapas - De acordo com o roteiro apresentado por Andreia, os trabalhos do colegiado se desenvolverão em três etapas. Na primeira delas, serão aprovados requerimentos, realizadas audiências e traçado um diagnóstico da situação dos desaparecimentos. “Nesse período é imprescindível identificarmos as ações já realizadas pelos órgãos competentes, coletarmos depoimentos de representantes das principais ONGs que atuam na área, realizarmos audiências internas e nos estados. Também vamos pedir um canal 0800 específico para a CPI”, explicou.

Posteriormente a essa fase, a CPI deve realizar oitivas de testemunhas com os detentores das informações que tratam dos fatos, atos e responsáveis já identificados e que possam contribuir com levantamento de novos fatos. Na última fase devem ser apontadas as conclusões e apresentado o relatório final da tucana, que fez o alerta: “Nosso papel é não só identificar causas e consequências dos desaparecimentos, mas também aprimorar a política pública de proteção e prevenção ao desaparecimento de nossas crianças e adolescentes.”

Macris também destacou o papel da CPI e reafirmou a necessidade da criação de um banco de dados com informações sobre os casos de desaparecimentos no país. “Temos muita contribuição a dar com nosso trabalho e uma possibilidade de estabelecermos um importante debate em torno do assunto, além de conhecermos de perto a realidade dos estados”, ressaltou. (Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: