20 de out. de 2009

Busca do consenso

Raquel Teixeira defende regulamentação para profissionais da informática

No Dia do Profissional de Informática, comemorado nesta segunda-feira (20), a deputada Professora Raquel Teixeira (GO) homenageou em plenário todos os que atuam nessa área e defendeu uma ampla discussão sobre a regulamentação da profissão. A tucana é relatora de um projeto que trata do assunto na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT).

Posição de vanguarda - Raquel lembrou que o rápido avanço da tecnologia da informação (TI) no país, assim como do número e qualidade dos profissionais, não foi acompanhado por uma melhoria de sua representatividade e participação na vida pública. “Nada fez com que as condições de trabalho e de valorização desses trabalhadores fossem melhorando”, lamentou a tucana.

A parlamentar destacou a importância dos profissionais de TI que, segundo ela, foram fundamentais para colocar o Brasil em posição de vanguarda no setor entre os países da América Latina.

“O Parlamento precisa ouvir democraticamente as várias partes para encontrarmos um caminho que seja o melhor para a área e para a modernidade do país”, afirmou. “Devido a falta de regulamentação, precisamos coletar assinaturas de convenções coletivas fixando o salário de profissionais de nível superior em patamares de apenas 50% acima do salário mínimo. Isso é um desestímulo para um estudante que vá escolher uma carreira”, completou.

A tucana afirmou que mesmo havendo uma divisão de opiniões sobre a regulamentação entre os diferentes segmentos que formam a categoria, é possível se chegar a um consenso. É isso que ela pretende buscar ao ouvir os profissionais na relatoria do projeto em tramitação na CCT. (Reportagem: Djan Moreno/Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: