20 de out. de 2009

Hora da verdade

PSDB apresenta requerimento para ouvir Lina Vieira na CCJ

A Liderança do PSDB protocolou nesta terça-feira (20) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado requerimento para convidar novamente a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira para prestar esclarecimentos. Os tucanos querem explicações sobre o fato de ela ter achado a agenda em que teria anotado o dia e o assunto de suposta reunião com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Novas e irrefutáveis provas - "Devido ao surgimento de novas e irrefutáveis provas é imprescindível a presença dela na CCJ para apresentar todas as evidências que não tinham sido demonstradas na última reunião em que a ex-secretária esteve presente", disse o líder do PSDB na Casa, Arthur Virgílio (AM), autor do requerimento que pode ser votado na manhã desta quarta-feira na CCJ.

Em agosto, Lina Vieira declarou que teve um encontro não oficial com Dilma, quando ouviu da ministra um pedido para agilizar as investigações que a Receita vinha fazendo nos negócios da família Sarney. Lina disse que entendeu "agilizar" como um pedido para encerrar as investigações e confirmou o pedido em uma convocação anterior, na Comissão de Constituição e Justiça.

Segundo reportagem da revista "Veja" desta semana, a agenda de Lina apresentava uma anotação a mão em 9 de outubro de 2008, logo em seguida à reunião com Dilma. Ela escreveu: "Dar retorno à ministra sobre família Sarney". Convocada às pressas para a reunião, a ex-secretária conta que chegou a desmarcar o bilhete de um vôo entre Brasília e São Paulo, emitido para o início da tarde de 9 de outubro por causa da convocação inesperada.

A passagem foi reemitida para as 19h30, quando Lina embarcou com destino a São Paulo. A ex-secretária também está de posse de outro documento que, acredita, pode esclarecer quem está falando a verdade. Trata-se de um CD-ROM com todas as mensagens eletrônicas trocadas entre ela e seus assessores durante os onze meses em que comandou a Receita Federal. (Da redação com assessoria/Foto: Ag. Senado)

Nenhum comentário: