20 de out. de 2009

Meio ambiente

Tucanos condenam a construção de usinas em municípios do Sudeste


Parlamentares do PSDB condenaram a criação de pequenas usinas hidrelétricas nos municípios mineiros de Bueno Brandão, Toco do Mogi e Munhoz e em Socorro (SP). A pedido do deputado Ricardo Tripoli (SP), a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizou audiência pública nesta terça-feira para debater o impacto ambiental das Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH).

Prejuízo ao turismo - Tripoli é contrário à instalação de duas miniusinas hidrelétricas no município de Socorro, sob o argumento de que elas podem trazer danos ao meio ambiente. "Não há como tolerar iniciativas que degradem o meio ambiente e ameacem o desenvolvimento do ecoturismo local. São vários os equívocos, sobretudo porque no município não há déficit de energia", alertou o deputado, lembrando que a produção energética prevista é irrisória.

Já para o deputado Vanderlei Macris (SP), o projeto vai comprometer o potencial turístico cada vez mais forte nos municípios. “A proposta é incoerente com a preocupação mundial da questão ambiental. Não vejo nenhum equilíbrio na criação desse empreendimento. As prefeituras e as comunidades locais não foram ouvidas”, lembrou.

Os parlamentares também criticaram o Relatório Preliminar Ambiental (RAP) elaborado pelo conglomerado de empresas responsável pela obra. "Sob o aspecto técnico, o documento é imprestável pois não foram levadas em consideração a vegetação e a fauna local. Sob o aspecto ambiental, é um péssimo negócio", opinou Tripoli.

Macris, por sua vez, disse que vai solicitar uma audiência pública com representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle para debater a criação destas usinas. Além de deputados, participaram da reunião diversos prefeitos, vereadores, empresários e lideranças políticas dos dois estados. (Reportagem: Alessandra Galvão com assessoria do deputado/Fotos: Felipe Cabral)

Nenhum comentário: