20 de out. de 2009

Sem-terra em xeque

Líder do PSDB na Câmara defende instalação da CPI do MST

O líder do PSDB, deputado José Aníbal (SP), defendeu nesta terça-feira (20) a criação da CPI mista do MST, que tem como objetivo principal investigar repasses de recursos públicos aos sem-terra.

Querem apenas o conflito -O pedido de criação da comissão de inquérito foi apresentado hoje na Secretaria Geral do Congresso com as assinaturas de 188 deputados e 35 senadores, sendo que mais de um terço delas vieram de integrantes da base aliada ao governo Lula. Pelo PSDB, 55 deputados e 11 senadores apoiaram o requerimento, que deve ser lido em sessão do Congresso marcada para as 10h desta quarta-feira.
Segundo informações veiculadas pela imprensa, entidades ligadas ao movimento receberam R$ 115 milhões em repasses do governo Lula nos últimos cinco anos. “O MST, que no início trazia consistência à questão agrária do país, hoje perdeu todo o significado, tornando-se um agrupamento político-ideológico”, afirmou o tucano.

Ainda segundo Aníbal, o MST prejudica a agricultura familiar, que representa cerca de 4,5 milhões de propriedades. “Essa atividade produz de forma competitiva e é muito importante no Brasil, mas o MST não está interessado em nada disso. Querem apenas criar um conflito entre a agricultura familiar e a propriedade agrícola para justificar a barbárie de derrubar laranjais”, destacou o deputado, referindo-se à destruição de sete mil pés promovida por militantes do MST em uma fazenda do interior de SP no início de outubro.(Reportagem: Alessandra Galvão)

Nenhum comentário: