20 de out. de 2009

Lutas da categoria

Matos destaca principais bandeiras defendidas por médicos

Após a sessão solene realizada nesta terça-feira pela Câmara em homenagem ao Dia do Médico, o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) afirmou que os avanços conquistados pela área no país ainda são poucos. O tucano cobrou a aprovação pela plenário do projeto de lei conhecido como "Ato Médico", que regulamenta as atividades exercidas pelos médicos. A matéria está na pauta de votação do plenário da Casa nesta semana.

Desafios - Segundo Matos, a aprovação da proposta e a consequente regulamentação profissional trará garantias à categoria, que durante décadas tem sofrido com o descaso das autoridades e ficado refém das más condições de trabalho e da falta de normas para o exercício da profissão. O deputado destacou ainda a importância da aprovação do projeto que trata da hierarquização dos procedimentos médicos, já aprovado pela Câmara e em análise no Senado. ”Com esses dois projetos aprovados poderemos, de uma vez por todas, garantir o real espaço dos médicos no contexto da saúde brasileira”, previu.

Além desses avanços, o parlamentar afirmou também que ainda são muitas as lacunas e dificuldades enfrentadas pela categoria. “Ainda precisamos lutar pela revisão da criação de novos cursos de medicina no país, pela definição de um salário base para a categoria, por concurso público para contratação de médicos e um plano de carreira para quem trabalha no serviço público. O fim das jornadas exaustivas também é uma bandeira da categoria”, enumerou. (Reportagem: Djan Moreno/Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: